Resenha: O Teorema Katherine #6

14:26

O Teorema Katherine
por John Green
editora Intrínseca

ISBN:9788580573152
Título Original: An Abundance of Katherines
Ano: 2012
Páginas: 304
Saiba mais: Skoob||Editora
Sinopse: Após seu mais recente e traumático pé na bunda - o décimo nono de sua ainda jovem vida, todos perpetrados por namoradas de nome Katherine - Colin Singleton resolve cair na estrada. Dirigindo o Rabecão de Satã, com seu caderninho de anotações no bolso e o melhor amigo no carona, o ex-criança prodígio, viciado em anagramas e PhD em levar o fora, descobre sua verdadeira missão: elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, através da linguagem universal da matemática, o desfecho de qualquer relacionamento antes mesmo que as duas pessoas se conheçam.
Uma descoberta que vai entrar para a história, vai vingar séculos de injusta vantagem entre Terminantes e Terminados e, enfim, elevará Colin Singleton diretamente ao distinto posto de gênio da humanidade. Também, é claro, vai ajudá-lo a reconquistar sua garota. Ou, pelo menos, é isso o que ele espera.



Colin é um garoto prodígio e ele tem muito medo não fazer algo grandioso. Todos os gênios tem o seu momento "Eureca!" - o momento que eles criam ou descobrem algo grandioso. E é esse momento que Colin quer. Ultimamente ele anda muito preocupado com esse momento "Eureca!" e o fato de sua namorada ter terminado com ele não ajuda em nada.
Colin já namorou 19 Kathrines, todas tem que ser escrito da mesma forma, não pode nem ser Catherine. Ele conta desde aqueles relacionamentos que duraram poucos minutos, aqueles namoros de infância, até o mais duradouro que foi com a Katherine XIX, além de todas terem o nome em comum todas deram um "pé na bunda" nele.
Totalmente desesperado em ter reconhecimento e ter sua Katherine XIX de volta, Hassan seu melhor amigos, resolve que ao invés de irem trabalhar durante o verão e se prepararem para a faculdade eles irão fazer uma viagem, simplesmente pegam as malas jogam no Rabecão do Satã - sim esse é o nome do carro -  e saem pela estrada. E é nessa viagem que Colin tem o seu grande momento "Eureca!" e que encontra uma nova parceira a Lindsey. Ao longo de toda a viagem Colin ele vai desenvolvendo o Teorema e quer que esse teorema possa prever o término de um namoro, ele tenta fazer com ele funcione para todas as suas 19 Katherines e a Lindsey o ajuda nesse trabalho.

No final do livro um professor de matemática na Universidade de Chicago e pesquisador colaborador do instituto Clay de Matemática, além de ser amigo de John Green, dá uma explicação sobre o teorema.

A medida que fui lendo o livro fui analisando a capa e ela tem tudo haver com o livro, até a banheira está relacionada ao livro. A lâmpada porque, estou falando na minha interpretação, Colin é um garoto prodígio, o anagrama simplesmente porque ele ama fazer isso, a placa por causa da viagem, o coração já é obvio, a banheira por conta que, bem no começo do livro, Colin enquanto toma banho tem um pensamento, porque fazer em pé aquilo que se pode fazer deitado e a parábola ao teorema.

Já tem algum tempo que li esse livro, mas resolvi fazer a resenha dele logo, gostei do livro e foi o segundo livro que li do Tio Jão Verde - o primeiro não foi A Culpa É das Estrelas, foi Quem é Você, Alasca? -  e me interessei muito pelo livro logo quando vi que tem matemática no meio - sim, eu amo matemática. Apesar dos comentários negativos vale a pena ler o livro, e se você não é como eu e odeia matemática pode ler sem problemas você não irá precisar entender muito a matemática para ler esse livro.

"A moral da história é que não é a gente que lembra o que aconteceu. É o que a gente lembra que se transforma no que aconteceu."
Pág. 277




You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Like us on Facebook